O QUE É SER LAMBAIO?


Lambaio é aquele sujeito que nasceu moldado ao puxa-saquismo. Ele se diz entendido em tudo, tem solução para tudo, resolve tudo. Capaz de vender a mãe para agradar o novo conquistado. Óbvio, que esta é a sua estratégia para manter-se em foco, enganar as pessoas, em proveito próprio.

Em geral, só vive lascado porque ele mesmo acredita nas suas bravatas, nas suas enganações. Parece ser o mais fiel dos amigos, o mais criativo, capaz de resolver qualquer coisa para se dizer melhor do que os outros safados com quem concorre. Passa a maior parte da vida vendendo o que não tem dizendo ser o que, verdadeiramente, não é. Pensou no lambaio, ele está ao seu lado, com solução para qualquer coisa e até porque também não consegue viver sozinho. Precisa estar colado porque é de você que ele tira a sua sobrevivência, a sua manutenção. É você que vai financiá-lo até se dar conta que foi enganado por tanto tempo.

Na verdade o lambaio é o maior dos mentirosos. Ele não sabe nada com a profundidade que diz saber. Suas soluções sempre tendem para a desonestidade, para a via fraudulenta, suja e repugnante. E, por se propor a fazer o que pouca gente concordaria, ele pode lhe parecer uma pessoa interessante, imprescindível, indispensável. Pode ser até um tipo de bobo da corte, se você precisa que lhe façam rir.

O pior de tudo isso é que o lambaio não é nada do que parece. É falso até com ele mesmo. Desonesto, aproveitador; é aquele sujeito que tenta tirar vantagem de tudo o que faz, que vê e que diz. É o tipo de trapaceiro que não honra os seus compromissos, que envergonha a própria família que lá atrás, também foi enganada por ocasião da conquista. 

Os filhos são os maiores prejudicados, obrigados que são a conviver com as trapaças de que tomam conhecimento. A mulher, de certa forma não deve sofrer tanto por possuir alguma coisa em comum, pelo menos se pensarmos no velho jargão popular de que “jacarés só andam aos pares”. Alguma semelhança ela deve ter com o sujeito.

Todo mundo conhece alguém que se enquadraria nesse papel de lambaio e o objetivo desse texto é chafurdar suas idéias para encontrar o seu amigo, conhecido, parente, que se enquadra no ora descrito. Pode ser o ex amigo daquele que o identificou tarde demais.

Esse termo lambaio é comumente usado na Marinha para adjetivar o sujeito, relapso, falso, mentiroso, que quer parecer a mais agradável e criativa das criaturas. O termo, na verdade, é apenas um sinônimo de pano-de-chão. Aquele mesmo que umedecido serve para limpar o piso.

Você, por acaso conhece algum lambaio?


Justino Francisco dos Santos.
Escritos. 08.06.2012.
Reações:

1 comentários:

Anônimo disse...

Escutei este termo somente em Guarapuava, seria um termo regional?. Quando ouvi este termo e pelas descrição que uma pessoa fazia da outra, meu entendimento foi de pessoa preguiçosa e malandra. Procurei uma definição na internet para ver se batia com minha interpretação.