SEMANA LITERÁRIA DA ESCOLA MONTEIRO LOBATO - OBJETIVO FOI SUCESSO E PAUTA DE ENTREVISTA NO PROGRAMA CASO DE POLÍTICA DA NOVA FM 104,9 DE BARREIRAS

Fernando Pop, Fernando ZDA, Roberto Rodrigues e Vera Costa


Hoje no programa de rádio Caso de Política, veiculado na Nova FM 104,9, os entrevistados foram a Coordenadora Pedagógica da Escola Monteiro Lobato - Objetivo - Vera Costa, e o Psicólogo Clínico e Conferencista, membro do Colégio Internacional dos Terapeutas, com formação em Psicologia Transpessoal pelo Centro de Psicologia Transpessoal de Minas Gerais e formação Holística de Base pela Universidade Internacional da Paz (UNIPAZ – DF) e escritor - Roberto Rodrigues Júnior, que fizeram um balanço geral da Semana Literária da Escola Monteiro Lobato - Objetivo.

O Escritor Roberto Rodrigues autografando sua obra "A menina do Sorriso Torto" para os alunos do Ensino Fundamental

O âncora Fernando Pop começou perguntando sobre o Macro Projeto Pedagógico de 2013 da Escola Monteiro Lobato - Objetivo, com o tema JOVEM = ATITUDE + AÇÃO, que tem como padrinho o escritor Fernando Carraro, bem como sobre o resultado das apresentações que aconteceram durante essa semana.

A aluna Andressa Neitzke dançando o poema musicado Rosa de Hiroshima de Vinícius de Moraes - Musical Vinícius Fala                          
De acordo com a Coordenadora Pedagógica, o sentimento é de encanto pelo empenho dos alunos, pelo fazer acontecer dos estudantes da Escola. "Hoje nós finalizamos vários trabalhos que são parte do Macro Projeto, e tinha como objetivo findar durante a Semana Literária, como por exemplo, a doação dos livros a Sinvaldo, representante do Acampamento Professor Zequinha, situado no Km 30, onde os 7ºs anos montaram uma ONG do Livro para incentivar à leitura, sob a coordenação da Professora Érica Borges", explicou Vera Costa.


Professora Érica Borges falando sobre a ONG do Livro e  Professor Zequinha
Roberto por sua vez, veio à Escola Monteiro Lobato - Objetivo para a terceira etapa e finalização do trabalho coordenado pela Professora Irmã Aline, feito com as obras do escritor - Jesus, Zaqueu e você com o  Ensino Médio e a Menina do Sorriso Torto com o Ensino Fundamental. Segundo ele, o feedback que pôde ter em relação aos alunos e pais, foi extremamente produtivo. "Percebi que todos conseguiram absorver a mensagem das obras, e fizeram questão de interagir comigo comentando, perguntando e participando suas ideias".

O Psicólogo da Escola Cristian Morales, as turmas das 2ªs e 3ªs séries do Ensino Médio, o Escritor Roberto Rodrigues e a Diretora Administrativa Ana Manfredini
SEMANA LITERÁRIA DA ESCOLA MONTEIRO LOBATO - OBJETIVO

A Semana Literária que acontece há mais 30 anos, aconteceu entre os dias 3 a 5 de Abril. O objetivo foi incentivar os alunos à leitura e presenteá-los com exposições e apresentações no mês de aniversário da Escola, que este ano em especial, estará completando 35 anos de existência em Barreiras e 13 anos em Luís Eduardo Magalhães.

O salão da Bartira ficou lotado de pais e alunos
Vários foram os homenageados. Todo ano, a Escola busca aprofundar o conhecimento dos alunos nas principais bibliografias brasileiras tradicionais, além de oferecer também um pouco do que a literatura moderna traz. Este ano, além do autor Monteiro Lobato, o centenário de Vinícius de Moraes foi evidenciado através de declamação de poemas e um grande musical - Vinícius Fala no espaço Bartira Eventos, além de Seminários que abordaram as várias fases do compositor.

Esculturas de argila feitas pelos alunos dos 8ºs anos, onde foi evidenciada a arte presente na Arquitetura de Oscar Niemeyer
                              
Seminários sobre a vida e obra de Vinícius de Moraes foram apresentados durante a Semana Literária

As alunas Andressa Neitzke e Janine Danielli dançando a música Ciranda da Bailarina de Chico Buarque em homenagem à Vinícius de Moraes - Musical Vinícius Fala
               

Alunas das 1ªs, 2ªs e 3ªs séries dançando e homenageando a fase de arte circense de Vinícius de Moraes - Musical Vinícius Fala


Os alunos Marcus, Manoel e Rafael desempenhando a parte instrumental e a aluna Priscila Carneiro cantando a música A Casa de Vinícius de Moraes - Musical Vinícius Fala
Uma das ações que faz parte do Macro Projeto Pedagógico da Escola, foi algumas placas informativas expostas em ruas públicas com dicas feitas pelos próprios alunos sobre como ter uma vida melhor e mais saudável, coordenado pela Professora Andrea Machado. 

Uma das placas informastivas produzidas pelos alunos dos 8ºs anos na Praça das Corujas em Barreiras
De acordo com a Coordenadora Pedagógica, hoje a Escola viveu um momento muito especial com alunos visitantes de outra escola. Uma sala de Contação de Histórias foi montada, onde os alunos dos 6ºs anos, coordenados pela Professora Laudacira, puderam contar as histórias de Monteiro Lobato. "O cenário e as caracterizações deram vida aos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo, e ver a rostinhos dos alunos, com os olhos brilharem ao ouvir as histórias contadas por alunos, foi muito gratificante", concluiu Vera Costa.

Os alunos dos 6ºs anos contando histórias de Monteiro Lobato aos estudantes de outra escola
Ao ser questionado sobre como abordar a Educação entre pai e filho nos dias de hoje, onde alguns valores estão invertidos, Roberto explicou aos ouvintes que parte sempre do princípio de que alguns valores são imutáveis. "Sempre parto do princípio de que alguns valores não mudam de acordo com o tempo e nem lugar. A honestidade é igual em Barreiras, e em minha cidade também. O amor é igual em qualquer lugar, assim como a caridade. Então partindo disso, tento mostrar aos pais e filhos que esses princípios devem existir, devem continuar presentes na vida deles, devem continuar sendo ensinados, e se conseguir aliar educação ao amor, terá uma aliança perfeita", explicou o psicólogo.

O Escritor Roberto Rodrigues em palestra a alunos e pais 
Em conversa com o âncora Fernando Pop, ele ressaltou a importância de temas como esse a serem discutidos no programa, que apesar do nome Caso de Política, tem como prioridade a informação de interesse público. Comentou ainda que ficou muito feliz ao ver na última sessão da Câmara de Vereadores, quarta-feira (03), que os alunos dos 7ºs anos, acompanhados por seus pais, pela Coordenadora Pedagógica Vera Costa, Professora Érica Borges e a Diretora Administrativa Ana Manfredini, assistiram e participaram da sessão, onde fizeram o lançamento oficial da ONG do Livro. Falou ainda que a juventude precisa participar mais, e entender o que é política, uma vez que é o futuro do país.

Os alunos dos 7ºs anos na Câmara de Vereadores, durante o lançamento oficial da ONG do Livro
Ao finalizar sua fala no programa da Nova FM 104,9, Vera Costa ressaltou que a educação tem que ter uma finalidade. "Todos os trabalhos que desenvolvemos na Escola Monteiro Lobato - Objetivo visa uma finalidade. E apesar de ser uma escola particular, busca ensinar a seus alunos alguns valores, sendo esses, principalmente sociais. A importância que esses valores têm perante a sociedade é motivadora para termos pessoas melhores, cidades melhores, e por que não, um mundo melhor?", completou a Coordenadora. 

Alunos dos 6ºs anos em apresentação de uma peça teatral do Sítio do Pica Pau Amarelo

www.fernandopop.com - Por: ASCOM Monteiro Lobato - Objetivo









































Reações:

0 comentários: