HOMEM CAI DE PÉ DE BURITIS NA ZONA RURAL DE BARREIRAS E MORRE


Na manhã deste sábado (31), no Povoado Val da Boa Esperança, zona rural de Barreiras (BA), o lavrador Osvaldo Marques de Souza, 55 anos, morreu ao cair de um Pé de Buriti.

O lavrador barreirense tinha habilidades de homem do cerrado, todavia sofria de problemas de saúde, que o impediam de exercer certas atividades de risco, e que ele ignorava. Segundo informações da família, ele era epilético e provavelmente tenha passado mal quando escalava o buritizeiro.

Segundo moradores da localidade, Osvaldo era uma especie de prestador de serviços gerais na comunidade rural. Naquele dia sua missão era colher os frutos de Buriti para um morador do povoado.

O acidente em queda livre do lavrador da Palmeira Buritizeira de aproximadamente 20 metros de altura, teria acontecido ainda pela manhã, mas o corpo dele só chegou ao IML do Complexo Policial de Barreiras, por volta da 17h.

O buritizeiro é uma das maiores palmeiras da Amazônia e também do cerrado, possuindo de 30 a 50 centímetros de diâmetro e de 20 a 35 metros de altura. Oferece um fruto nutritivo importante para as pessoas e animais da região. A distribuição geográfica do buritizeiro abrange toda a região amazônica, o Norte da América do Sul e estendeu-se pelo Nordeste e Centro-Sul do Brasil.

Essa palmeira prefere áreas alagadas, igapós, beira de igarapés e rios, onde é encontrada em grandes concentrações. A água ajuda na dispersão das sementes, formando populações extensas de buritizais. Os frutos, folhas, óleo, pecíolo e tronco são utilizados para muitos fins




www.fernandopop.com - Fonte - Rádio Barreiras
Reações:

0 comentários: