PRODUTORES DO OESTE BAIANO QUEREM GARANTIA SOBRE A POSSE DE TERRAS

rodovia-to-040-ligando-dianopolis-ate-divisa-da-bahia-passara-do-estado-para-a-uniao

O secretário da Agricultura do Estado, Vitor Bonfim, esteve reunido nesta quinta-feira (17), com produtores do oeste baiano, acompanhados do deputado Estadual Eduardo Salles, que pediram o apoio da Secretaria da Agricultura (Seagri) na busca por garantias jurídicas na divisão de terras na região. A disputa por terras entre os estados da Bahia, Goiás, Tocantins e Piauí nas áreas de divisas datam o ano de 1919. O secretário Vitor Bonfim colocou-se à disposição dos produtores, ressaltando o potencial da produção agrícola da região oeste da Bahia. “A região oeste já está consolidada como celeiro da produção de grãos do Estado”, disse.

Em 2013, Bahia e Tocantins fecharam acordo acerca da disputa territorial entre os estados, estabelecendo, com base nas divisas demarcadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o reconhecimento mútuo dos títulos de propriedade expedidos até então.

No entanto, a falta da demarcação destas divisórias dos dois estados, até o momento, vem preocupando os agricultores baianos. Os produtores anseiam por garantias jurídicas sobre a posse de suas terras, e temem a perda de suas propriedades, porque muitos deles possuem título de terra concedido pela Bahia, mas as propriedades estão localizadas em Tocantins, e vice-versa.

Participaram da reunião o vice-presidente da Associação dos Irrigantes da Bahia (Aiba), Odacil Ranzi; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (LEM), Amauri Pellenz e o produtor Amauri Stracci.
Reações:

0 comentários: