BARREIRAS: IDOSO COMPLETA 105 ANOS DE IDADE E FAMÍLIA CELEBRA: 'SEGREDO É O AMOR'


Uma família do município de Barreiras, no oeste do estado, celebra os 105 anos de Corsino de Souza Almeida. O idoso tem 18 filhos, 36 netos e 32 bisnetos. De acordo com uma das filhas, Vilda Ameida, o pai brinca com longevidade.

“Os anos foram passando, passando e um belo dia meu pai ia completar 100 anos. Ele chegou para mim e perguntou: Quantos anos eu vou fazer mesmo? Eu disse: Pai, o senhor vai completar 100 anos. Ele disse: 100 anos? Tudo isso? O que que eu fiz à morte, hein?”, disse aos risos.

Corsino nasceu em uma fazenda chamada Coqueiro, no município de São Desidério, também no oeste da Bahia. Ainda criança se mudou para Barreiras, em das primeiras ruas criadas na cidade. A casa preserva a estrutura original da década de 40. A carteira de identidade comprova que a idade de Corsino.
“O segredo da longevidade é o amor, em primeiro lugar. O amor dele com os filhos, dos filhos para com ele. Não só dos filhos, mas dos netos, noras, de todo a família", acredita a filha Darilúcia de Almeida Coimbra

Por causa de uma cirurgia que precisou fazer no rosto há alguns anos, o idoso centenário não consegue falar direito. Entretanto, mantém a lucidez, caminha sozinho com o apoio de uma bengala e segue a rotina determinada pelos limites que a idade avançada impõe.

Durante toda a vida, foi casado com uma única mulher. “A nossa infância foi marcada pela presença dos dois com muito carinho, com muita religiosidade”, lembra a filha Vilma Almeida. A primeira neta fala do privilégio do avô da convivência. “Uma pessoa muito presente também na família. A gente é muito privilegiado”, diz orgulhosa Carla Kimura Almeida. 




www.fernandopop.com - Fonte -  TV Oeste
Reações:

0 comentários: