INVASÃO DE POTÓS PREOCUPA MORADORES EM BOM JESUS DA LAPA


Moradores de Bom Jesus da Lapa estão assustados com a infestação de besouros que invadiu a cidade, tomando conta de ruas e está causando transtornos à população. Esses bichinhos com o nome científico de paederus irritans são da família dos besouros e costumam aparecer no final do período chuvoso, quando está começando o calor.

Os potós como são popularmente conhecidos é um inseto pequeno que mais parece uma formiga, mas na maioria das vezes o estrago que ele deixa na pele de uma pessoa não é proporcional ao seu tamanho.

De acordo com a bióloga Mariana Chandaliê, “os potós soltam uma secreção tóxica que provoca a queimadura quando se choca com a pele, eles não urinam nas pessoas. A toxina que eles liberam é uma forma de defesa já que eles acreditam que serão atacados. E dependendo do tipo de pele, a queimadura pode ser mais agressiva”, afirmou.

Mariana ressalta ainda que o potó gosta de calor e que ele escolhe locais mais quentes do corpo humano para pousar. “É comum vermos as pessoas atingidas no pescoço, dobra do cotovelo e atrás dos joelhos”, completou.

O assunto tomou conta das redes socias de relatos de pessoas que foram atingidos pelos besouros. “Eles aparecem em grande quantidade e soltam um cheiro não muito agradável por onde passam. “Várias pessoas já apresentaram queimaduras aqui por causa desse inseto”, disse uma moradora ao site Notícias da Lapa.

“A quadra da Praça do Redondo amanheceu hoje infestada, chega a dar medo de ver aquele tanto de bicho. Até os meninos pararam de brincar de bola lá, porque tomou conta, tanto no chão como nas paredes”, afirmou.

Prevenção

Uma das medidas preventivas é trocar a luz branca pela luz amarela, já que eles são atraídos por esse tipo de iluminação para sua reprodução. Também pode acionar uma empresa especializada em desinsetização para pulverizar as áreas aonde esses insetos costumam aparecer.

“Outra dica é matar o inseto com a palma da mão e a sola do pé, locais onde a secreção do potó não causa queimadura nos humanos”, revelou a bióloga Mariana.

A especialista ressalta também a importância de procurar um dermatologista por conta das queimaduras. “Muitas pessoas usam medicamentos caseiros, mas o ideal fazer uso de remédios recomendados por profissionais de saúde, porque em uma pessoa a queimadura é maior que em outras e o médico saberá indicar o melhor medicamento”, recomenda.





www.fernandopop.com - Fonte - Blog do Sigi Vilares
Reações:

0 comentários: